LABIMH

A Nomus Consultoria reforça seu apoio a ciência e é parceira do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH em seu IX Encontro Científico e no 1º Congresso Internacional de Clínica Médica e Exercício Físico.

Quer enviar o seu artigo na íntegra ou resumo simples? Leia as regras de submissão que se seguem e sucesso na avaliação do seu trabalho!

Chamada de trabalhos

O Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH convida a comunidade científica para realizar a submissão de trabalhos ao IX Encontro Científico do LABIMH e ao 1º Congresso Internacional de Clínica Médica e Exercício Físico, que serão realizados na forma híbrida (virtual e presencialmente) nos dias 12 a 14 de janeiro de 2022, no Anfiteatro do Bloco F, do Campus Farolância, da Universidade Tiradentes – UNIT em Aracaju-SE

  • Manhã: Anfiteatro e canal do YouTube da UNIT
  • Tarde: Sala 1: Anfiteatro e canal do YouTube da UNIT
  • Salas 2 e 3: Google Meet aberto e regulado pelos Coordenadores

Normas Gerais para Submissão de Trabalhos

Cronograma: 

A tramitação dos trabalhos seguirá o cronograma seguinte cronograma não prorrogável

  • Submissão dos trabalhos 03/11/2021 até 12/12/2021
  • Análise dos trabalhos do dia 06/12 ao dia 13/12
  • Período de ajustes de 13/12 à 18/12
  • Apresentação dos trabalhos aprovados de 12/01/22 à 14/01/22
  • Entrega dos trabalhos aprovados para publicação na íntegra:22/01/2022.

Elementos pré-textuais

A folha de rosto deve ser enviada em um documento (arquivo WORD) separado, contendo as seguintes informações

  • Título do trabalho em português e inglês
  • Nome completo dos autores e filiações principais sem a necessidade de adicionar a titulação (será considerado como autor principal o primeiro a constar na relação)
  • Autor correspondente, com o respectivo endereço (preferencialmente endereço profissional), telefone, e e-mail
  • E-mail, Currículo Lattes e ORCID de todos os autores
  • Número total de palavras

Conflito de interesses

É de responsabilidade dos autores reconhecer e declarar conflitos de interesse financeiros e outros (comercial, pessoal ou político) relacionados ao tema e ao desenvolvimento do artigo apresentado para publicação. Os autores deverão declarar e podem agradecer no manuscrito todo o apoio financeiro ao trabalho, bem como outros apoios para o seu desenvolvimento. A declaração deve ser descrita na seção correspondente do artigo e enviada através do documento Conflito de Interesses devidamente preenchido.

Financiamento

  • Relatar as fontes de financiamento ou informar a ausência de financiamento;
  • Não esquecer de mencionar as agências responsáveis por bolsas de estudo ou de pesquisa

Plágio

A Comissão Científica se reserva o direito de identificar plágio através do emprego de programas especializados. O rastreamento de plágio é realizado sistematicamente após submissão do artigo.

Declaração de Direito Autoral

Os autores que submetem trabalhos ao IX Encontro Científico do LABIMH e ao 1º Congresso Internacional de Clínica Médica e Exercício Físico concordam com os seguintes termos: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons (CC-BY)
Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Envio de Trabalhos:

Todos os elementos (Folha de Rosto; Documento Principal; Declaração de Conflitos de Interesses, etc) devem ser submetidos em formato Word com as tabelas e figuras dentro do texto (caso houver), ou em anexo quando se trata de apêndices ou documentos volumosos. As recomendações para o formato das figuras são preferencialmente PNG ou JPEG com resolução de 300 dpi. Quanto às tabelas, devem ser enviadas em formato editável (Word).

Normas Gerais

  • Abreviaturas e siglas devem ser precedidas do nome completo quando citadas pela primeira vez no texto
  • Cada participante poderá inscrever no máximo 2 (dois) trabalhos como primeiro autor
  • Serão aceitos no máximo oito autores por trabalho.

Os trabalhos aprovados pela comissão científica para os anais IX Encontro Científico do LABIMH e do 1º Congresso Internacional de Clínica Médica e Exercício Físico serão publicados como suplemento da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (RBFEx)

Registro de estudos

A Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (RBFEx) apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Comitê Internacional de Editores de Periódicos  Médicos (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação, até o encerramento do  IX Encontro Científico do LABIMH e do 1º Congresso Internacional de Clínica Médica e Exercício Físico, em um dos registros de ensaios clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE. Os endereços para esses registros estão disponíveis a partir do site do ICMJE. O número de identificação deve ser declarado no final do resumo. Assim como os Ensaios clínicos, os estudos de Revisão Sistemática com ou sem Metanálise submetidos a RBFEx devem apresentar um número de registro do protocolo de revisão na plataforma PROSPERO até o encerramento do XIV Encontro Científico do LABIMH e do 1º Congresso Internacional de Clínica Médica e Exercício Físico.

Tipos de Trabalhos Científicos Aceitos

Artigos na Íntegra

Somente serão aceitos artigos originais, relatos de caso ou artigos de revisão sistemática, com ou sem metanálise. Os trabalhos aceitos deverão ser apresentados na forma oral, nas sessões de apresentação com exposição de 15 minutos, seguidos por 5 minutos de arguição pelos avaliadores.

Normas de formatação dos artigos

  • Os textos devem ser enviados em arquivo separado da folha de rosto, deverão estar na Língua Portuguesa e na Língua Inglesa conforme o Acordo Ortográfico em vigor
  • Fonte Arial tamanho 11, com espaçamento de 1,5 sem espaço antes e após o parágrafo
  • As referências seguem a norma Vancouver. No texto as referências devem ser inseridas em colchetes e tamanho 11.
  • No corpo do documento deverá constar os elementos: o título do trabalho (com 5 a 15 palavras), resumo na língua vernácula e traduzido para o idioma inglês, até 250 palavras, ambos seguidos de palavras-chave nos idiomas que as precedem, respeitando-se os limites mínimo e máximo do número de palavras. As palavras-chave obrigatoriamente presentes no DeCS devem ser grafadas em espaço simples e sem negrito; apenas a primeira palavra com inicial maiúscula, as demais em minúsculas, a não ser em nomes próprios, separados por vírgula e com ponto final. Se aceita de três a cinco palavras-chave, postadas na linha seguinte após o término de cada resumo
  • Artigo original: o trabalho deve ser resultante de pesquisa científica apresentando dados primários com relação a aspectos experimentais, observacionais, ensaios clínicos ou estudos de caso controle. Deve conter as seguintes categorias: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados,
    Discussão, Conclusão, Referências
  • Relato de caso: Artigo que apresenta dados descritivos de um ou mais casos clínicos ou terapêuticos com características semelhantes. A publicação de relatos de caso depende necessariamente da presença de pelo menos um dos três fatores: Condição rara de saúde, desfecho não esperado e/ou Intervenção inovadora
  • Artigos de Revisão: Trabalho que expõem criticamente o estado do conhecimento sobre um tema. Revisões consistem necessariamente em análise, síntese, e discussão de artigos originais já publicados em revistas, preferencialmente nos 5 anos anteriores
  • Elementos textuais: Introdução com objetivo no final, Materiais e Métodos (explanação do desenho do estudo, população e amostra, critérios de inclusão e exclusão, procedimentos metodológicos, análise dos dados e aspectos éticos), Resultados, Discussão (tópicos distintos) e Conclusão. No texto do artigo, utilizar texto sem a quebra de página, observando: seções de divisão primária (maiúsculas e negrito); seções de divisão secundária (maiúsculas sem negrito) e seções de divisão terciária (em negrito, com maiúscula apenas na primeira letra do título da seção, à exceção de nomes próprios). Devem ter até 5.000 palavras, excluindo o resumo, referências, tabelas e figuras
  • Elementos pós-textuais: Referências. Tanto as referências quanto as citações deverão seguir as normas atualizadas da Vancouver. Citar as referências essenciais ao conteúdo do artigo. Numerar as referências de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto. No corpo do texto as referências devem ser colocadas em números arábicos entre colchetes em fonte Arial Tamanho 10. Nas referências bibliográficas, que devem ser limitadas a 40, incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, relatórios e outros) devem ser evitadas e, em conjunto, não podem ultrapassar a 15% do total de referências
  • O artigo deverá apresentar até no máximo: 5 figuras, 5 tabelas e 3 anexos.2.3.

Resumos Simples

Aceitar-se-ão resumos simples de temas livres (limite máximo de 250 palavras), produzidos a partir de trabalhos originais e inéditos que não tenham sido apresentados em congressos nacionais ou  internacionais ou submetidos à publicação. Os trabalhos deverão ser apresentados de forma oral com exposição de 15 minutos, seguidos por 5 minutos de arguição pelos avaliadores

Siga rigorosamente as orientações para o envio do seu resumo:

  • O resumo estruturado deve apresentar: introdução, objetivos, métodos, resultados e as principais conclusões (em inglês e português). Deve ser confeccionado exclusivamente no programa Microsoft Word, fonte tipo Arial 11, com espaçamento de 1,5, em parágrafo único e estruturado em até 250 palavras.
  • Título: todo em letras maiúsculas e negrito (deve conter entre 5 e 15 palavras), resumindo o conteúdo do artigo (tópico, método, resultados), sem siglas, abreviaturas nem vírgulas.
  • Autores: nome completo do(s) autor(es) e orientador(es) em maiúsculas, alinhados à direita, seguidos do registro profissional caso possua, na linha abaixo o nome da instituição a que pertencem, cidade, estado, país e e-mail do primeiro autor. O orientador deverá estar nominado como último
  • Introdução: Deve apresentar o assunto e objetivo do estudo de maneira concisa, bem fundamentado em referências atuais ou clássicas de relevância.
  • Objetivo: Descrever objetivo
  • Métodos: Descrever o desenho do estudo, a amostra, os métodos e protocolos utilizados, bem como as análises estatísticas
  • Resultados: Apresentar os resultados em sequência lógica do texto. No texto, enfatizar ou resumir somente os resultados importantes. Não serão aceitos resumos com figuras, tabelas e/ou gráficos
  • Conclusão: Deve ser clara e concisa, estabelecendo uma relação com os objetivos do estudo, conforme os resultados. Portanto, nas conclusões devem constar apenas respostas diretas aos objetivos do estudo baseadas em seus resultados
  • Palavras-chave: três a cinco palavras-chave, obrigatoriamente presentes no DeCS. Evitar reproduzir em palavras-chave as palavras usadas no título

Os resumos aprovados pela comissão científica para os anais IX Encontro Científico do LABIMH e do 1º Congresso Internacional de Clínica Médica e Exercício Físico serão publicados como suplemento da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (RBFEx)

Memória dos documentos que devem ser enviados

  • Folha de rosto como todas as informações sobre os autores
  • Corpo do artigo em versão anônima, incluíndo resumo e referências para avaliação por pareceristas
  • Carta do Comitê de Ética quando necessário
  • Declaração de conflitos de interesse
  • Outros documentos que não estão no corpo do artigo: apêndices, questionários, protocolos etc – OPCIONAL
  • Autorização do proprietário dos direitos autorais no caso de uso de dados ou ilustrações publicados em outra editora (livros, artigos)

Informações Gerais para Trabalhos Científicos

Os trabalhos aceitos serão publicados, na forma correspondente (resumo ou artigo), conforme especificado nestas normas, desde que cumpridas, integralmente, as seguintes diretrizes

  • Só serão considerados trabalhos enviados unicamente por esta página
  • É obrigatória a inscrição de todos os autores do trabalho no XIV Encontro Científico do LABIMH
  • Todas as comunicações a respeito do trabalho serão enviadas para o endereço de e-mail cadastrado na inscrição do evento
  • O certificado de apresentação será entregue para o apresentador, somente se o trabalho estiver devidamente inscrito e com o comprovante de pagamento anexado no ato da submissão e que apresentar o trabalho no horário e na data estipulada pela comissão
  • Os certificados serão impressos com as informações do primeiro autor preenchidas no cadastro do site e será emitido um único certificado por trabalho contendo nomes do autor e coautores na forma e sequência digitadas no momento do cadastramento no Portal de Evento. Evite problemas conferindo seu cadastro no site antes de confirmar o envio das informações.
  • Após o dead line não serão alteradas informações do cadastro, nem do arquivo anexado, mesmo que estas sejam divergentes. Evite confusões fazendo uma conferência criteriosa
  • A organização, reserva-se a possibilidade de aceitar ou não os trabalhos recebidos, respeitando-se a prioridade estabelecida pela Comissão Científica.
  • Só serão considerados os trabalhos que forem submetidos, até às 23h59min de 05/11/21 para os resumos e para artigos na íntegra
  • Será fornecido somente um certificado para cada trabalho, especificando o título, o nome do primeiro autor e no verso constará o nome de todos os autores
  • Só serão aceitos os trabalhos que estiverem em total consonância com as presentes normas
  • A Organização não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos trabalhos, sendo estas de inteira responsabilidade do(s) autor(es)

Critério de Rejeição

  • Trabalho enviado fora do prazo
  • Resumo fora do padrão especificado
  • Resumo com formatação inadequada
  • Mais de dois trabalhos com o mesmo autor
  • Trabalhos do tipo revisão de literatura (narrativa) ou integrativa ou propostas de projeto de pesquisa
  • Trabalhos com metodologia e/ou análise estatística ausente ou inadequada
  • Resumos com apresentação insuficiente de resultados
  • Trabalhos não relacionados com a temática do evento
  • Resumos com análise insuficiente de dados
  • Trabalhos sem relevância específica para a área/temática do evento.

Apresentação de trabalho

  • O trabalho poderá ser apresentado somente pelos autores que estão inscritos, tanto no Congresso (inscrições gratuitas pelo Magister/UNIT) como para a publicação de trabalhos (inscrições pagas neste site)
  • Em nenhuma hipótese será permitida a apresentação em outra data, horário e local de apresentação, além do que será enviado pela comissão científica
  • Forma de Apresentação será oral
  • A Comissão Científica adotará como critérios para seleção dos trabalhos a serem apresentados: formatação adequada do trabalho, adequação à área temática escolhida, organização e clareza das ideias.

Pagamento do trabalho e política de cancelamento

  • Cada inscrição paga é válida apenas para um trabalho
  • Em caso da impossibilidade da presença do autor principal no evento, o coautor poderá apresentá-lo, mediante apresentação de identificação
  • A taxa de inscrição não será devolvida, mesmo que o trabalho não seja apresentado.
  • Após o pagamento, os arquivos de folha de rosto, artigo na íntegra ou resumo (sem nenhuma forma de identificação dos autores) e o comprovante de pagamento deverão ser enviados para o email cursos@nomusconsultoria.com.br

EM CASO DE DÚVIDAS, CONSULTE O DOCUMENTO DE CHAMADA DE TRABALHOS DO IX ENCONTRO CIENTÍFICO DO LABIMH E DO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE CLÍNICA MÉDICA E EXERCÍCIO FÍSICO NESTE LINK: ChamadadeTrabalhos_IXEncontroLABIMH

Submissão de artigo na íntegra para o IX Encontro Científico do LABIMH

Submissão de resumo simples para o IX Encontro Científico do LABIMH